
Navegação estrutural
A Microcredencial, "Ansiedade: Compreender, Gerir e Superar" destina-se a adultos que pretendam adquirir conhecimentos e desenvolver competências práticas para lidar com a ansiedade. Estruturado em 6 semanas, a presente Microcredencial combina momentos síncronos com atividades assíncronas, promovendo uma aprendizagem progressiva, reflexiva e centrada no bem-estar do/a formando/a.
Após uma semana de ambientação ao espaço online, o/a formando/a será convidado/a a compreender a ansiedade, bem como os mecanismos que contribuem para a sua manutenção. De seguida, serão introduzidas estratégias baseadas na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), que ajudarão cada formando/a a gerir a sua própria ansiedade. Por fim, o/a formando/a é convidado/a a desenvolver um plano pessoal de gestão da ansiedade, integrando os conhecimentos e ferramentas adquiridos ao longo do curso. Todo o percurso será acompanhado pela formadora e docente responsável pela Microcredencial.
Desta forma, com uma abordagem acessível, científica e prática, esta microcredencial visa capacitar os participantes para compreenderem melhor os seus estados ansiosos e promoverem uma vida mais equilibrada e satisfatória
Adultos com interesse em compreender, gerir e superar a sua necessidade. Não são necessários conhecimentos prévios na área da psicologia.
. Conhecer o conceito de ansiedade e a sua sintomatologia;
. Compreender o ciclo de manutenção da ansiedade, reconhecendo os mecanismos implicados;
. Compreender as diferentes estratégias de gestão da ansiedade, incluindo estratégias cognitivas, comportamentais e estilo de vida;
. Elaborar um plano pessoal de gestão da ansiedade, com base nas estratégias aprendidas ao longo do curso;
. Compreender quando é necessário procurar ajuda profissional.
. Identificar e descrever os principais sinais, sintomas e manifestações cognitivas, fisiológicas e comportamentais da ansiedade, distinguindo-os de outras respostas emocionais.
. Analisar e explicar o ciclo de manutenção da ansiedade, reconhecendo os fatores cognitivos, emocionais e comportamentais que contribuem para o seu agravamento ou perpetuação.
. Selecionar e justificar estratégias de gestão da ansiedade adequadas a diferentes situações, integrando técnicas cognitivas, comportamentais e práticas de autocuidado e estilo de vida.
. Planificar e desenvolver um plano individual de gestão da ansiedade, articulando objetivos, estratégias e monitorização, aplicável no quotidiano académico e pessoal.
. Reconhecer sinais de gravidade ou de limitação funcional que indicam a necessidade de apoio especializado e tomar decisões informadas sobre quando e como procurar ajuda profissional.
Os módulos do curso adotam o modelo de avaliação contínua, sendo a classificação final dos estudantes o resultado do trabalho desenvolvido ao longo da sua realização. A classificação final de cada estudante será feita tendo em conta as avaliações parcelares.
Maria Goulão
Andrea Melanie Magalhães Sequeira