É utilizado o Modelo Pedagógico da Universidade Aberta. Isto significa que os módulos de formação têm por premissa a flexibilidade, a colaboração, a variedade de recursos, a comunicação online, a comunidade em rede e a cultura pedagógica virtual.
Conheça o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta
Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte de formadores.
As sessões são maioritariamente assíncronas, existindo algumas sessões síncronas
previamente agendadas para uma melhor partilha e envolvimento entre os pares.
Os formandos dispõem, assim, de flexibilidade espaciotemporal, acesso permanente a textos, atividades/exercícios e troca de experiências com os seus pares, sendo ainda assegurada orientação online por parte dos formadores.
As microcredenciais certificam os resultados de aprendizagem através do sistema de créditos do ensino superior europeu – ECTS.
1 ECTS equivale a cerca de 26 horas de trabalho/estudo esperado por parte do formando.
As microcredenciais estão estruturadas em temas, com a duração de uma semana cada, que se desenvolvem sequencialmente. Estes temas são precedidos de um módulo de ambientação ao contexto online do curso e de integração dos participantes, designado módulo 0.
Durante cada semana, os formandos deverão realizar as atividades propostas, dedicando-se cerca de 6 a 7 horas semanais.
Não. O e-mail a ser utilizado para receber as informações da Microcredencial será sempre o de estudante. Não é possível alterá-lo. Por isso, é importante que aceda com frequência à sua caixa de e-mails e à plataforma virtual de aprendizagem.
As Microcredenciais foram desenvolvidas pelos coordenadores científicos, especialistas nos temas propostos. Os formadores são responsáveis pelo acompanhamento diário dos formandos, realizam a moderação, feedback e avaliações. Os formandos, espera-se, que leiam os materiais disponibilizados, estudem os temas, partilhem suas experiências e realizem as atividades propostas.
Apenas conhecimentos gerais de Informática.
No início do desenvolvimento de cada Microcredencial, está prevista a Ambientação ao trabalho na plataformAberta, cujo objetivo é promover a familiarização com o ambiente virtual de aprendizagem, com as ferramentas de comunicação e com os modos específicos de comunicar em ambiente digitais.
A avaliação adotada é maioritariamente contínua, o que pressupõe o acompanhamento regular da formação. Neste sentido, a avaliação realiza-se com base na participação nos fóruns temáticos, na realização das atividades propostas e nos trabalhos produzidos ao longo da formação. A avaliação pode ser realizada exclusivamente online, considerando o percurso do aluno, o seu desempenho e o seu empenho ao longo do curso. Algumas Microcredenciais incluirão a realização de uma atividade final, com peso relevante na avaliação final.
Não. Porém, a conclusão de uma Microcredencial reconhece um conjunto de competências específicas, conducentes a créditos, partilháveis entre instituições, nomeadamente no espaço nacional e europeu, viabilizando assim um percurso flexível, que permite a prossecução de estudos.
As microcredenciais certificam os resultados de aprendizagem através do sistema de créditos no ensino superior europeu – ECTS.
Considerando o financiamento do PRR, não serão cobradas propinas pela frequência das microcredenciais.
No caso das pós-graduações, para os estudantes “individuais” serão cobradas propinas. Todavia, caso concluam o curso com aproveitamento, poderão ter acesso a uma bolsa de incentivo, equivalente ao valor da propina paga.
Considerando o financiamento proveniente do Programa de Recuperação de Portugal (PRR), serão concedidos três tipos de Bolsas aos formandos:
- Bolsas de Incentivo
- Bolsas de Parceria
- Bolsas de Mérito
Para mais informações poderão ser consultadas aqui.
Para frequentar as Microcredencias é preciso:
- Ter acesso a um computador e Internet;
- Ter idade mínima de 23 anos;
- Residir no território nacional aquando das ações de que forem beneficiários;
- Possuir o 12º ano de escolaridade (no caso dos cursos na área de Cibersegurança)
Poderão frequentar adultos empregados ou em situação de desemprego.
É utilizado o Modelo Pedagógico da Universidade Aberta. Isto significa que os módulos de formação têm por premissa a flexibilidade, a colaboração, a variedade de recursos, a comunicação online, a comunidade em rede e a cultura pedagógica virtual.
Conheça o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta
Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte de formadores.
As sessões são maioritariamente assíncronas, existindo algumas sessões síncronas
previamente agendadas para uma melhor partilha e envolvimento entre os pares.
Os formandos dispõem, assim, de flexibilidade espaciotemporal, acesso permanente a textos, atividades/exercícios e troca de experiências com os seus pares, sendo ainda assegurada orientação online por parte dos formadores.
As microcredenciais certificam os resultados de aprendizagem através do sistema de créditos do ensino superior europeu – ECTS.
1 ECTS equivale a cerca de 26 horas de trabalho/estudo esperado por parte do formando.
As microcredenciais estão estruturadas em temas, com a duração de uma semana cada, que se desenvolvem sequencialmente. Estes temas são precedidos de um módulo de ambientação ao contexto online do curso e de integração dos participantes, designado módulo 0.
Durante cada semana, os formandos deverão realizar as atividades propostas, dedicando-se cerca de 6 a 7 horas semanais.
Não. O e-mail a ser utilizado para receber as informações da Microcredencial será sempre o de estudante. Não é possível alterá-lo. Por isso, é importante que aceda com frequência à sua caixa de e-mails e à plataforma virtual de aprendizagem.
As Microcredenciais foram desenvolvidas pelos coordenadores científicos, especialistas nos temas propostos. Os formadores são responsáveis pelo acompanhamento diário dos formandos, realizam a moderação, feedback e avaliações. Os formandos, espera-se, que leiam os materiais disponibilizados, estudem os temas, partilhem suas experiências e realizem as atividades propostas.
Apenas conhecimentos gerais de Informática.
No início do desenvolvimento de cada Microcredencial, está prevista a Ambientação ao trabalho na plataformAberta, cujo objetivo é promover a familiarização com o ambiente virtual de aprendizagem, com as ferramentas de comunicação e com os modos específicos de comunicar em ambiente digitais.
A avaliação adotada é maioritariamente contínua, o que pressupõe o acompanhamento regular da formação. Neste sentido, a avaliação realiza-se com base na participação nos fóruns temáticos, na realização das atividades propostas e nos trabalhos produzidos ao longo da formação. A avaliação pode ser realizada exclusivamente online, considerando o percurso do aluno, o seu desempenho e o seu empenho ao longo do curso. Algumas Microcredenciais incluirão a realização de uma atividade final, com peso relevante na avaliação final.
Não. Porém, a conclusão de uma Microcredencial reconhece um conjunto de competências específicas, conducentes a créditos, partilháveis entre instituições, nomeadamente no espaço nacional e europeu, viabilizando assim um percurso flexível, que permite a prossecução de estudos.
As microcredenciais certificam os resultados de aprendizagem através do sistema de créditos no ensino superior europeu – ECTS.
Considerando o financiamento do PRR, não serão cobradas propinas pela frequência das microcredenciais.
No caso das pós-graduações, para os estudantes “individuais” serão cobradas propinas. Todavia, caso concluam o curso com aproveitamento, poderão ter acesso a uma bolsa de incentivo, equivalente ao valor da propina paga.
Considerando o financiamento proveniente do Programa de Recuperação de Portugal (PRR), serão concedidos três tipos de Bolsas aos formandos:
- Bolsas de Incentivo
- Bolsas de Parceria
- Bolsas de Mérito
Para mais informações poderão ser consultadas aqui.
Para frequentar as Microcredencias é preciso:
- Ter acesso a um computador e Internet;
- Ter idade mínima de 23 anos;
- Residir no território nacional aquando das ações de que forem beneficiários;
- Possuir o 12º ano de escolaridade (no caso dos cursos na área de Cibersegurança)
Poderão frequentar adultos empregados ou em situação de desemprego.