Navegação estrutural
A Microcredencial “Comunicação Assertiva e Gestão de Conflitos na Relação com os Cidadãos” destina-se a capacitar os formandos a melhor compreenderem as diferentes dimensões da comunicação interpessoal, com especial destaque para a construção da auto e da heteroimagem, melhorando, em simultâneo, a sua capacidade de responder aos desafios colocados em contexto profissional e o domínio de diferentes estratégias de prevenção e gestão de conflitos na relação com os cidadãos.
Colaboradores identificados pelos Parceiros e público em geral.
Serão priorizados os candidatos provenientes dos parceiros da UAb, no âmbito do Projeto Impulso 2025, designadamente, da ANAFRE, PSP, GNR e SONAE.
Perante a existência de vagas, serão igualmente admitidos candidatos não pertencentes aos Parceiros.
• Compreender o conceito de comunicação assertiva;
• Analisar os processos de comunicação e discutir o seu impacto nas relações interpessoais;
• Identificar barreiras à comunicação e definir estratégias para a resolução de conflitos;
• Desenvolver competências relacionais e comunicacionais capazes de favorecer um atendimento ao cidadão eficaz e adequado;
• Compreender a importância do domínio dos princípios de cortesia;
• Integrar a empatia como aspeto essencial da construção das relações interpessoais.
Esta Microcredencial tem a duração de 26 horas (1 ECTS da UAb) e está estruturada em 4 módulos de uma semana cada. Esses módulos desenvolvem-se sequencialmente e são precedidos de uma semana de ambientação ao contexto online do curso e de integração dos participantes, designado módulo 0 ou pré-curso.
0. Ambientação ao contexto online
1. Comunicação interpessoal e assertividade
2. Cortesia e formas de tratamento
3. Barreiras Comunicacionais
4. Gestão de Conflitos
A avaliação é formativa e contínua, numa escala de 0 a 20 valores
Para informações detalhadas consultar o Guia de Curso.
Isabelle Duarte Simões Marques
Mariana Rosa Moita Silva Ninitas