Passar para o conteúdo principal
Comunicação Assertiva
Comunicação Assertiva e Gestão de Conflitos na Relação com os Cidadãos

A Microcredencial “Comunicação Assertiva e Gestão de Conflitos na Relação com os Cidadãos” destina-se a capacitar os formandos a melhor compreenderem as diferentes dimensões da comunicação interpessoal, com especial destaque para a construção da auto e da heteroimagem, melhorando, em simultâneo, a sua capacidade de responder aos desafios colocados em contexto profissional e o domínio de diferentes estratégias de prevenção e gestão de conflitos na relação com os cidadãos.

A quem se destina?

Colaboradores identificados pelos Parceiros e público em geral.
Serão priorizados os candidatos provenientes dos parceiros da UAb, no âmbito do Projeto Impulso 2025, designadamente, da ANAFRE, PSP, GNR e SONAE.
Perante a existência de vagas, serão igualmente admitidos candidatos não pertencentes aos Parceiros.

Datas
Iniciar
Fim
Candidaturas
a
Ano Letivo
duração
26 horas
Objetivos

• Compreender o conceito de comunicação assertiva; • Analisar os processos de comunicação e discutir o seu impacto nas relações interpessoais; • Identificar barreiras à comunicação e definir estratégias para a resolução de conflitos; • Desenvolver competências relacionais e comunicacionais capazes de favorecer um atendimento ao cidadão eficaz e adequado; • Compreender a importância do domínio dos princípios de cortesia; • Integrar a empatia como aspeto essencial da construção das relações interpessoais.

Metodologia

Esta Microcredencial tem a duração de 26 horas (1 ECTS da UAb) e está estruturada em 4 módulos de uma semana cada. Esses módulos desenvolvem-se sequencialmente e são precedidos de uma semana de ambientação ao contexto online do curso e de integração dos participantes, designado módulo 0 ou pré-curso. 0. Ambientação ao contexto online 1. Comunicação interpessoal e assertividade 2. Cortesia e formas de tratamento 3. Barreiras Comunicacionais 4. Gestão de Conflitos

Avaliação

A avaliação é formativa e contínua, numa escala de 0 a 20 valores Para informações detalhadas consultar o Guia de Curso.

Coordenador

Isabelle Duarte Simões Marques

Formador

Mariana Rosa Moita Silva Ninitas


Outras formações que poderão ser do seu interesse:

Comunicação Atendimento Cidadão
Línguas e Comunicação
Comunicação e Atendimento ao Cidadão
Comunicação Relação Equipa
Línguas e Comunicação
Comunicação e Relacionamento em Equipa
Inglês
Línguas e Comunicação
Inglês A1 e A2 (Iniciação)