
Navegação estrutural
A Comunicação Acessível é um pilar essencial para garantir que todas as pessoas possam aceder à informação e comunicar com os outros de forma equitativa e eficaz. Nesta microcredencial os alunos tomam contacto com os principais recursos de comunicação acessível e aprendem as regras básicas de comunicação com públicos com diversidade funcional a este nível, potenciando experiências comunicacionais verdadeiramente acessíveis e enriquecedoras para todos.
Profissionais que mantenham contacto com pessoas com diversidade funcional e público em geral com interesse na temática.
Definir o conceito de comunicação inclusiva e identificar os seus princípios fundamentais, reconhecendo as barreiras e facilitadores existentes em diversos contextos;
Aplicar princípios de acessibilidade na criação e disponibilização de informação inclusiva;
Identificar perfis e respetivas necessidades comunicacionais, desenvolvendo estratégias de comunicação e interação adequadas a pessoas com diversidade funcional;
Integrar práticas de comunicação inclusiva no desenvolvimento de atividades;
Identificar tecnologias de apoio que promovam a comunicação inclusiva;
Identificar e avaliar a adequação de sinalética inclusiva e de orientação espacial para a autonomia de pessoas com diversidade funcional;
Promover e avaliar a acessibilidade digital em produtos e serviços.
a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;
b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.
Compreender a importância da informação e comunicação inclusiva para os diversos setores de atividade, promovendo o desenvolvimento de boas práticas;
Ser capaz de comunicar e interagir com públicos com diversidade funcional em vários tipos de contextos, contribuindo para a fruição de experiências gratificantes por este tipo de pessoas;
Ser capaz de identificar e avaliar a adequação de tecnologias facilitadoras da orientação, informação e comunicação com públicos com diversidade funcional em diferentes contextos, incluindo o digital.
1º Ter submetido candidatura completa
2º Estar identificado para a frequência desta ação de formação por nossos parceiros
3º Ordem cronológica do registo da candidatura
Esta microcredencial adota o modelo de avaliação contínua, pelo que a classificação final reflete o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do curso, nomeadamente, a participação ativa nos fóruns e a realização das atividades de avaliação propostas, com apresentação de um trabalho final individual.
A classificação final é calculada com base nos seguintes elementos e critérios:
• Participação nas atividades propostas – 50%
• Trabalho final – 50%
Consideram-se com aproveitamento os formandos que, no final do curso, obtenham uma classificação igual ou superior a 9,5 valores, numa escala de 0 a 20.
Fernando Caetano
Benedita Lima
Benedita Lima