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Comunicação Inclusiva
Comunicação Inclusiva

A Comunicação Acessível é um pilar essencial para garantir que todas as pessoas possam aceder à informação e comunicar com os outros de forma equitativa e eficaz. Nesta microcredencial os alunos tomam contacto com os principais recursos de comunicação acessível e aprendem as regras básicas de comunicação com públicos com diversidade funcional a este nível, potenciando experiências comunicacionais verdadeiramente acessíveis e enriquecedoras para todos.

A quem se destina?

Profissionais que mantenham contacto com pessoas com diversidade funcional e público em geral com interesse na temática.

Datas
Iniciar
Fim
Candidaturas
a
Ano Letivo
duração
52 horas
Objetivos

Definir o conceito de comunicação inclusiva e identificar os seus princípios fundamentais, reconhecendo as barreiras e facilitadores existentes em diversos contextos;

Aplicar princípios de acessibilidade na criação e disponibilização de informação inclusiva;

Identificar perfis e respetivas necessidades comunicacionais, desenvolvendo estratégias de comunicação e interação adequadas a pessoas com diversidade funcional;

Integrar práticas de comunicação inclusiva no desenvolvimento de atividades;

Identificar tecnologias de apoio que promovam a comunicação inclusiva;

Identificar e avaliar a adequação de sinalética inclusiva e de orientação espacial para a autonomia de pessoas com diversidade funcional;

Promover e avaliar a acessibilidade digital em produtos e serviços.

Metodologia
Condições de Frequência

a) O titular que tenha obtido no mínimo o grau do ensino secundário (12.º ano de escolaridade) ou equivalente;

b) Titulares de residência fiscal em Portugal, durante a frequência da formação.

Competências

Compreender a importância da informação e comunicação inclusiva para os diversos setores de atividade, promovendo o desenvolvimento de boas práticas;

Ser capaz de comunicar e interagir com públicos com diversidade funcional em vários tipos de contextos, contribuindo para a fruição de experiências gratificantes por este tipo de pessoas;

Ser capaz de identificar e avaliar a adequação de tecnologias facilitadoras da orientação, informação e comunicação com públicos com diversidade funcional em diferentes contextos, incluindo o digital.

Critérios de Seleção

1º Ter submetido candidatura completa
2º Estar identificado para a frequência desta ação de formação por nossos parceiros
3º Ordem cronológica do registo da candidatura

Avaliação

Esta microcredencial adota o modelo de avaliação contínua, pelo que a classificação final reflete o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do curso, nomeadamente, a participação ativa nos fóruns e a realização das atividades de avaliação propostas, com apresentação de um trabalho final individual.

A classificação final é calculada com base nos seguintes elementos e critérios:

• Participação nas atividades propostas – 50%

• Trabalho final – 50%

Consideram-se com aproveitamento os formandos que, no final do curso, obtenham uma classificação igual ou superior a 9,5 valores, numa escala de 0 a 20.

Coordenador

Fernando Caetano
Benedita Lima

Formador

Benedita Lima