
Navegação estrutural
- Início/
- Microcredenciais/
- Áreas principais/
- Transição e Transformação Digital/
- Diretores de Segurança Cibernética - 2024/25
Este curso faz o levantamento das ameaças do mundo digital para habilitar os formandos com técnicas, comportamentos, atitudes e saber-fazer para anular os efeitos destas ameaças e poder ter uma presença segura e consciente no mundo digital, evitando, mitigando ou anulando os riscos.
Sendo certo que as principais ameaças provêm da exposição à Internet, esta não é a única fonte de ameaça digital e deste modo o curso abrange toda a ameaça digital de uma forma integrada e holística. De facto, esta abordagem não trata apenas a segurança da informação na Internet, mas da segurança da informação no seu todo, partindo do princípio que a Informação é o ativo mais valioso e crítico para o funcionamento e êxito de qualquer organização ou empresa.
Nesta perspetiva, a segurança cibernética ou cibersegurança deve ser considerada como parte integrante do modelo de negócio. Assim as empresas e organismos precisam de uma abordagem que integre a cibersegurança em todos os aspetos da organização, desde o departamento de tecnologias da informação até à formação de funcionários e colaboradores, dado que não é um assunto exclusivo de informáticos, é um trabalho de equipa. O desenvolvimento de um espaço digital seguro exige a participação e é responsabilidade de todos os indivíduos, empresas, instituições e governos.
Deste modo, investir na formação e capacitação das pessoas que inevitavelmente lidam com a Informação é dos investimentos mais acertados e que mais que mais retorno trará. Além deste ponto de vista organizacional, o curso é muito focado para o desenvolvimento de uma cultura pessoal de segurança da informação.
Todos os indivíduos que desejem aumentar os seus conhecimentos de segurança física, da segurança da informação e de ciberdefesa de modo a ter uma presença responsável e consciente no ciberespaço, e que cumpram os pré-requisitos expressos abaixo. Indivíduos que já possuam o curso de qualificação inicial de Diretor de Segurança Privada obtido na UAb ou de qualquer outro estabelecimento de ensino superior, e desejem (re)orientar a sua carreira profissional para a segurança cibernética. Serão priorizados os candidatos provenientes dos parceiros da UAb, no âmbito do Projeto Impulso 2025, designadamente, da PSP, PJ, GNR, ANAFRE e SONAE. Perante a existência de vagas, serão igualmente admitidos candidatos não pertencentes aos Parceiros.
• Aprofundar conhecimentos técnico-jurídicos na área da segurança com particular incidência sobre a formação específica e habilitante para o exercício de funções de direção e gestão de segurança;
• Obter conhecimentos teóricos e práticos na área da segurança no que respeita à prevenção e atuação realizada através de meios humanos e de equipamentos e sistemas, interagindo com o objetivo principal de proteger pessoas e bens;
• Proporcionar conhecimentos e competências que permitam aos participantes caracterizar os ataques cibernéticos típicos e as defesas correspondentes;
• Proporcionar conhecimentos e competências que permitam aos participantes, tratar a informação de modo a garantir a sua autenticidade, integridade, confidencialidade, privacidade e não repúdio.
A avaliação será sumativa, classificada numa escala de 0 a 20 valores.
Para informações detalhadas consultar o Guia de Curso.
David Elias Arroio Mendes Carreira
José Mamede
Luís Manuel Tavares Jesus
David Elias Arroio Mendes CarreiraLuís Manuel Tavares Jesus
Outras formações que poderão ser do seu interesse: