Passar para o conteúdo principal
Diretores Segurança Cibernetica
Diretores de Segurança Cibernética

Este curso faz o levantamento das ameaças do mundo digital para habilitar os formandos com técnicas, comportamentos, atitudes e saber-fazer para anular os efeitos destas ameaças e poder ter uma presença segura e consciente no mundo digital, evitando, mitigando ou anulando os riscos.
Sendo certo que as principais ameaças provêm da exposição à Internet, esta não é a única fonte de ameaça digital e deste modo o curso abrange toda a ameaça digital de uma forma integrada e holística. De facto, esta abordagem não trata apenas a segurança da informação na Internet, mas da segurança da informação no seu todo, partindo do princípio que a Informação é o ativo mais valioso e crítico para o funcionamento e êxito de qualquer organização ou empresa.
Nesta perspetiva, a segurança cibernética ou cibersegurança deve ser considerada como parte integrante do modelo de negócio. Assim as empresas e organismos precisam de uma abordagem que integre a cibersegurança em todos os aspetos da organização, desde o departamento de tecnologias da informação até à formação de funcionários e colaboradores, dado que não é um assunto exclusivo de informáticos, é um trabalho de equipa. O desenvolvimento de um espaço digital seguro exige a participação e é responsabilidade de todos os indivíduos, empresas, instituições e governos.
Deste modo, investir na formação e capacitação das pessoas que inevitavelmente lidam com a Informação é dos investimentos mais acertados e que mais que mais retorno trará. Além deste ponto de vista organizacional, o curso é muito focado para o desenvolvimento de uma cultura pessoal de segurança da informação.

A quem se destina?

Todos os indivíduos que desejem aumentar os seus conhecimentos de segurança física, da segurança da informação e de ciberdefesa de modo a ter uma presença responsável e consciente no ciberespaço, e que cumpram os pré-requisitos expressos abaixo.
Indivíduos que já possuam o curso de qualificação inicial de Diretor de Segurança Privada obtido na UAb ou de qualquer outro estabelecimento de ensino superior, e desejem (re)orientar a sua carreira profissional para a segurança cibernética.
Serão priorizados os candidatos provenientes dos parceiros da UAb, no âmbito do Projeto Impulso 2025, designadamente, da PSP, PJ, GNR, ANAFRE e SONAE.
Perante a existência de vagas, serão igualmente admitidos candidatos não pertencentes aos Parceiros.

Datas
Iniciar
Fim
Candidaturas
a
Ano Letivo
duração
156 horas
Objetivos

• Aprofundar conhecimentos técnico-jurídicos na área da segurança com particular incidência sobre a formação específica e habilitante para o exercício de funções de direção e gestão de segurança;
• Obter conhecimentos teóricos e práticos na área da segurança no que respeita à prevenção e atuação realizada através de meios humanos e de equipamentos e sistemas, interagindo com o objetivo principal de proteger pessoas e bens;
• Proporcionar conhecimentos e competências que permitam aos participantes caracterizar os ataques cibernéticos típicos e as defesas correspondentes;
• Proporcionar conhecimentos e competências que permitam aos participantes, tratar a informação de modo a garantir a sua autenticidade, integridade, confidencialidade, privacidade e não repúdio.

Avaliação

A avaliação será sumativa, classificada numa escala de 0 a 20 valores.
Para informações detalhadas consultar o Guia de Curso.

Coordenador

David Elias Arroio Mendes Carreira
José Mamede
Luís Manuel Tavares Jesus

Formador

David Elias Arroio Mendes Carreira
Luís Manuel Tavares Jesus


Outras formações que poderão ser do seu interesse:

Analista Ciberseguranca
Transição e Transformação Digital
Analista de Cibersegurança (PSP)
Analista Ciberseguranca
Transição e Transformação Digital
Analista de Cibersegurança
Cibersegurança Aplicada à PSP
Transição e Transformação Digital
Cibersegurança Aplicada à PSP