
Navegação estrutural
A crescente disponibilidade de dados nas organizações torna premente o seu tratamento e análise, sendo atualmente fundamentais para tomada de decisão e melhoria dos processos de negócio, contribuindo para o funcionamento da organização, e ultimamente beneficiando os utentes/clientes. O grande volume de dados gerado diariamente, a que acresce a capacidade de processamento por parte dos novos sistemas de Inteligência Artificial (IA), podem ser transformados em insights valiosos para otimizar stocks, identificar tendências e personalizar a experiência do consumidor.
Esta microcredencial pretende dotar os formandos de competências de base em engenharia e análise de dados, com foco na área comercial, trabalhando ferramentas e técnicas adequadas de processamento, modelação e visualização de informação, com vista ao aumento da eficiência operacional e da competitividade. A formação visa conferir novas competências a colaboradores empresariais, com as mais variadas funções, facultando-lhes um upskilling relativamente à capacidade de exploração e extração de informação útil a partir dos dados que cada vez mais têm ao seu dispor.
Colaboradores de empresas que necessitam adquirir ou aprofundar conhecimentos competências em análise de dados para otimizar processos de negócio e tomada de decisão.
Pré-requisitos para a Frequência do Curso:
- Licenciatura ou frequência do Ensino Superior, com formação em matemática e estatística ao nível do ensino secundário.
- Para a frequência deste curso, é necessário possuir conhecimentos de Inglês, uma vez que alguns conteúdos e materiais vão ser disponibilizados neste idioma.
• Conhecer as formas de organização e disponibilização de dados
• Compreender os conceitos fundamentais da engenharia, exploração e análise de dados
• Tomar contacto com ferramentas de exploração e análise de dados
• Reconhecer a importância da IA na exploração e análise de dados
Módulo 1: Introdução à Organização e Exploração de Dados
Módulo 2: Ferramentas de Análise de Dados
Módulo 3: Inteligência Artificial e Machine Learning
Módulo 4: Aplicação Prática e Estudos de Caso
No final do curso, pretende-se que os formandos consigam:
• Aplicar ferramentas de análise de dados num contexto empresarial, incluindo previsão de vendas, análise de comportamento do cliente e gestão de inventário;
• Desenvolver competências práticas no uso de ferramentas como o Excel, Python, Power BI e modelos de IA;
• Projetar apresentações e dashboards com técnicas de visualização de informação;
• Utilizar técnicas de machine learning e análise preditiva para otimizar processos de negócio.
A classificação final obtida no curso é obtida pela média aritmética das classificações dos módulos, numa escala de 0 a 20.
Arnaldo Manuel Pinto SantosVítor Rocio
Arnaldo Manuel Pinto SantosLuís Manuel Pereira Sales Cavique SantosPaulo Miguel Ciríaco Pinheiro Pombinho de MatosVítor Rocio