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Introdução Gestao Documental
Introdução à Gestão Documental

A gestão documental é o conjunto de procedimentos técnicos e operacionais referentes às atividades de gestão de documentos de arquivo. No âmbito da gestão documental, as equipas administrativas, particularmente em serviços públicos, necessitam de formação que lhes permita assegurar o bom funcionamento dos seus arquivos institucionais, não apenas por uma questão de organização, mas também pelos aspetos legais, de segurança e acesso à informação que estes implicam.
Esta microcredencial, pretende capacitar os formandos com as competências essenciais à gestão documental.

A quem se destina?

A primeira edição desta microcredencial é destinada, sobretudo, a profissionais de Juntas de Freguesia (associados da ANAFRE).
Existindo vagas, serão ainda acolhidos colaboradores de outros Parceiros da Universidade Aberta, no âmbito do Projeto Impulso 2025, bem como, o público individual.

Datas
Iniciar
Fim
Candidaturas
a
Ano Letivo
Créditos
1.00
duração
26 horas
Objetivos

O curso tem os seguintes objetivos:

• Compreender o papel que a gestão documental desempenha como ferramenta de controlo e melhoria contínua das organizações, concretamente através do bom funcionamento dos arquivos administrativos;
• Conhecer os principais conceitos, normas e princípios que garantem eficiência, acessibilidade e preservação dos documentos de arquivo;
• Capacitar os envolvidos na gestão documental, tendo em conta os procedimentos essenciais e as boas práticas neste contexto.

Metodologia

• Ambientação – Módulo 0
• Introdução aos Conceitos - Módulo 1
• Organização Arquivística e Circuito Documental - Módulo 2
• Classificação de Documentos, Avaliação e Seleção Documental - Módulo 3
• Tecnologias aplicadas à Gestão Documental - Módulo 4

Avaliação

A avaliação formativa processa-se ao longo das sessões, de acordo com critérios de avaliação relativos a motivação, o espírito crítico, a iniciativa, o nível de participação, o relacionamento interpessoal e o domínio dos assuntos, visível na participação nos fóruns. A avaliação sumativa assenta numa atividade por módulo, sendo a avaliação final quantitativa o resultado da média ponderada de 4 atividades, numa escala de 0 a 20 valores.

Coordenador

José Mamede
Tatiana Luena Baptista e Sanches

Formador

Tatiana Luena Baptista e Sanches