
Navegação estrutural
Trata-se de uma microcredencial realizada em parceria entre a Universidade Aberta e o Inst. Politécnico de Viseu, entidade promotora do Projeto Impulsiona e Inclui, financiado pelo PRR. A presente microcredencial destina-se a capacitar a noção do que está implícito na Inteligência Artificial (IA), com os conceitos básicos, os tipos de problemas existentes, as diversas técnicas e ferramentas de IA que podem ser utilizadas para os resolver com uma abordagem prática através da utilização de ferramentas específicas. Além disso, pretende-se explorar os princípios básicos da IA, incluindo Machine Learning, Redes Neurais Artificiais e Deep Learning. Aborda-se a forma como a IA é usada em aplicações do nosso dia-a-dia, desde veículos autónomos até diagnósticos de saúde, com ênfase no seu uso na área de Educação. Nesse sentido, apresentam-se os princípios orientadores para implementação em Instituições de Ensino, a integração de habilidades e competências com o uso da IA e os impactos que a utilização dessa tecnologia pode ter na sociedade. São, ainda abordados aspetos sobre ética e responsabilidade inerentes ao uso da IA.
• Perceber a história da IA de uma perspetiva técnica e social.
• Compreender como computadores e pessoas podem ser combinados para promover a inteligência conectiva.
• Reconhecer as diferentes técnicas de implementação de soluções de IA.
• Reconhecer como a IA é utilizada atualmente nas organizações.
• Identificar se uma aplicação de IA é adequada ou não para uma Instituição de Ensino.
• Perceber como as tecnologias de IA podem ser aplicadas por uma Instituição de Ensino em apoio à sua estratégia.
• Reconhecer como utilizar ferramentas de IA para resolução de problemas em Instituições de Ensino.
• Aplicar as diferentes técnicas IA com ferramentas específicas.
Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte de formadores.
Os formandos dispõem de flexibilidade espaciotemporal, acesso permanente a textos, atividades/exercícios e troca de experiências com os seus pares, sendo ainda assegurada orientação online por parte dos formadores.
A avaliação será feita em seis momentos distintos: ao final da semana 2 (10%), ao final da semana 3 (10%), ao final da semana 4 (20%), ao final da semana 5 (20%), ao final da semana 6 (20%), e ao final da semana 7 (20%). A avaliação será sumativa, classificada numa escala de 0 a 20 valores. Esta será reflexo da participação nas interações, na realização dos desafios/exercícios propostos e na realização de trabalhos individuais.
José Henrique Pereira São Mamede
Anderson S. Araújo