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Língua Não Materna - Turismo, A1.1.

Dirigida a formandos do Turismo de Portugal, I.P., pretende atender às necessidades de desenvolvimento profissional dos participantes e conferir competências linguísticas essenciais a uma comunicação efetiva em contexto de trabalho.


O curso destina-se a desenvolver todos os aspetos da competência comunicativa em língua portuguesa e da consciência cultural a esta associada, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), promovendo a cooperação e a compreensão numa sociedade multicultural e globalizada.


Pretende-se capacitar os formandos para estabelecer interações sociais, utilizando formas de tratamento e fórmulas de delicadeza, através de enunciados simples acerca de áreas de necessidade imediata e de assuntos do quotidiano. Pretende-se, igualmente, desenvolver estratégias de autoavaliação e de autoaperfeiçoamento, visando o envolvimento, a motivação e a autoconfiança nas situações comunicacionais propostas.

Guia de Curso
Impulso 2025

E-mail: impulso2025@uab.pt

A quem se destina?

Formandos do setor do Turismo e Restauração residentes em Portugal.

Datas
Iniciar
Fim
Candidaturas
a
Ano Letivo
duração
26 horas
Objetivos
  • Compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados simples, que visam satisfazer necessidades concretas;
  • Apresentar-se e apresentar os outros; cumprimentar e despedir-se; pedir e dar informações de caráter pessoal e profissional (nome, idade, morada, nacionalidade, estado civil, profissão, hábitos e rotinas, atividades diárias);
  • Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes géneros (diálogos, ementas, etc.);
  • Compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com as áreas de trabalho do turismo e restauração;
  • Comunicar em situações que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que são familiares e habituais;
  • Desenvolver estratégias e competências de autoavaliação e autoaperfeiçoamento.
Metodologia

1. Apresentação

2. Atividades diárias

3. No café

4. No restaurante

Competências
  • Capacidade de ler e compreender textos curtos e simples, como descrições de objetos, instruções básicas, informações pessoais e profissionais;
  • Capacidade de escrever frases simples e coerentes sobre assuntos pessoais, rotina diária, ocupações profissionais, tempos livres e interesses;
  • Capacidade de compreender informações essenciais produzidas oralmente em diálogos curtos e simples, como identificar palavras-chave, acompanhar instruções básicas e compreender perguntas simples;
  • Capacidade de participar em conversas e interações simples em português, como cumprimentar e responder a perguntas básicas, nomeadamente fazer e compreender pedidos, dar sugestões, usar expressões familiares e quotidianas e fornecer informações a clientes.
Avaliação

A avaliação tem caráter formativo e sumativo.

Na avaliação sumativa, destacam-se a avaliação contínua e a avaliação final.
A avaliação contínua refere-se à avaliação ao longo das semanas e tópicos de estudo: participação/comentários nos fóruns e realização das atividades propostas ao longo do percurso de aprendizagem. Esta modalidade de avaliação tem uma ponderação de 80% na nota final (correspondendo a um total de 16 valores, na razão de 4 valores por tópico).
A avaliação final concretiza-se numa atividade final, na última semana da Microcredencial, com um peso de 20% na nota final, correspondente a 4 valores.
Nota final: de 0 a 20 valores. A conclusão do curso com aproveitamento (no mínimo 10 valores) dará direito a um certificado de frequência do mesmo.

Coordenador

Carla Filipa Gomes de Almeida Santos Calhôa
Isabelle Duarte Simões Marques
Maria Adelina Ferreira Castelo

Formador

Ana Cristina Pereira Braz
Clarisse Cristina dos Reis