Passar para o conteúdo principal
Módulo de Ambientação para Tutores

O Módulo de Ambientação para Tutores (MAT) é uma formação estratégica da Universidade Aberta (UAb) que apoia a integração de novos tutores no ensino online, em alinhamento com o Modelo Pedagógico Virtual (MPV-UAb). O seu objetivo é familiarizar os participantes com o funcionamento institucional, as ferramentas digitais, os recursos pedagógicos e os princípios da tutoria na UAb.
Faz parte do Programa de Desenvolvimento Docente e está classificado no nível "Recém-chegado", destinado à fase inicial de integração na instituição. Esse nível é identificado por um selo visível no banner do módulo.
Ao longo de 4 semanas (carga horária total estimada de 26h, correspondentes a 1 ECTS), os tutores terão acesso a diversos recursos (vídeos, documentos, infográficos, quizzes, fóruns, etc.) e oportunidades de partilha com os colegas.
O módulo tem um limite de 25 participantes por turma e está disponível sob Licença Creative Commons CC BY-NC-ND 4.0.

A quem se destina?

Tutores da Universidade Aberta.

Datas
Iniciar
Fim
Candidaturas
a
Ano Letivo
Objetivos

• Reconhecer o propósito e a estrutura do MAT, os objetivos e competências a desenvolver, e iniciar a construção de uma comunidade de partilha entre os participantes, refletindo sobre expectativas e experiências anteriores no contexto da tutoria.
• Compreender a identidade e missão da Universidade Aberta como instituição pública de ensino superior a distância.
• Compreender os canais de comunicação institucionais e suas interfaces com as funções de tutoria.
• Analisar o perfil e as características dos estudantes da UAb, considerando suas necessidades e especificidades no contexto da educação a distância.
• Compreender os princípios pedagógicos da Educação Digital, Aberta e em Rede, analisando seu impacto e aplicabilidade na prática docente online;
• Compreender as orientações institucionais sobre a tutoria na UAb;
• Reconhecer as boas práticas associadas à mediação pedagógica e ao acompanhamento de estudantes em ambientes virtuais;
• Analisar as diretrizes do MPV-UAb e refletir sobre a sua aplicação na prática de tutoria no ensino a distância.
• Refletir sobre os princípios, desafios e potenciais da comunicação e interação online.
• Identificar o papel do tutor no processo de avaliação, em articulação com o docente responsável pela unidade curricular.
• Aplicar estratégias de acompanhamento e feedback que promovam a aprendizagem e apoiem o progresso dos estudantes.

Competências

• Desempenhar as funções de tutoria em alinhamento com o plano definido pelo docente responsável, aplicando os princípios do MPV-UAb e respeitando as orientações institucionais;


• Acompanhar e apoiar os estudantes de forma proativa, promovendo a sua autonomia, participação e sucesso académico por meio de estratégias de mediação e comunicação pedagógica eficaz, empática e ajustada à diversidade;


• Apoiar os processos de avaliação definidos pelo docente, prestando feedback construtivo, esclarecendo dúvidas e acompanhando o progresso dos estudantes de acordo com os critérios estabelecidos;


• Contribuir para a melhoria contínua da experiência de aprendizagem dos estudantes, por meio da reflexão crítica sobre a prática de tutoria e da partilha de desafios, sugestões ou boas práticas com a equipa docente e pares.

Coordenador

Diogo Gonzalez Casanova

Formador

Elizabeth Batista de Souza
Fernanda Bazanella Nogueira
Verónica Zegur Maguela