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- Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - 2024/25
O Antropoceno contempla desafios nunca antes colocados à humanidade. Às alterações climáticas e à perda da biodiversidade juntam-se questões socioeconómicas, como a pobreza e as desigualdades. O conceito de desenvolvimento sustentável resulta da constatação de que há uma ligação entre estes fenómenos, que a génese da crise pandémica parece ilustrar.
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) constituem hoje o principal referencial de governança internacional e nacional para a sustentabilidade. Esta microcredencial irá incluir uma abordagem dos ODS, no âmbito da Agenda 2030 das Nações Unidas, incluindo a medição do seu progresso, focado em cinco áreas críticas designadas de 5 Ps: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias, inicialmente proposto pelo programa de Desenvolvimento das Nações Unidas em 2015.
Os colaboradores de entidades públicas e privadas e público individual, com interesse pela temática. Serão priorizados os candidatos provenientes dos parceiros da UAb, no âmbito do Projeto Impulso 2025. Quem frequentar com sucesso esta microcredencial terá acesso a um certificado correspondente a uma microcredencial de 6 ECTS.
Os principais objetivos desta microcredencial são:
- Contextualizar o conceito de desenvolvimento sustentável no âmbito de um percurso histórico;
- Conhecer possíveis transformações para o desenvolvimento sustentável nas dimensões interna e institucional;
- Discutir a importância e o cumprimento dos cinco ODS que constituem o P das Pessoas;
- Conhecer e discutir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável associados ao Planeta;
- Discutir o conceito de Prosperidade e o contributo dos 5 ODS que integram este conceito;
- Discutir o conceito de Paz e o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável nº 16 da Agenda 2030, as metas e indicadores associados e refletir sobre os desafios para o seu cumprimento;
- Discutir o papel das parcerias globais com múltiplos stakeholders dentro do ODS 17 e refletir a sua interligação com outros ODS e o papel de outros atores chave para fazer face aos desafios globais.
1. Desenvolvimento Sustentável
1.1 Conceito
1.2 Contexto histórico
1.3 Conceções ideológicas
1.4 Transformações
2. Pessoas
2.1 Os 5 ODS que constituem o P de Pessoas
2.2 Cumprimento dos P de Pessoas (ODS 1, 2, 3, 4 e 5)
3. Planeta
3.1. Conceitos fundamentais associados aos 5 ODS do Planeta
3.2. A interligação entre o Planeta e os ODS 6, 12, 13, 14 e 15.
4. Prosperidade
4.1 O conceito básico de Prosperidade
4.1.1 Definições e conceitos
4.1.2 A importância da Prosperidade e os seus desafios
4.1.3 A interligação entre a Prosperidade e os ODS 7, 8, 9, 10, e 11.
4.2 Uma vida próspera
4.2.1 “Quadro de Visualização” para uma vida próspera e sua interligação aos ODS
5. A Paz
5.1. A Paz e a ausência da Paz
5.2. Os objetivos e metas do ODS 16
5.2.1 A cultura da Paz
5.3. Os desafios para o cumprimento da Paz
5.3.1 As soluções através da mediação
5.3.2 O papel dos governos
6. Parcerias
6.1 O conceito básico de parcerias e ODS 17
6.1.1 Definição e conceitos
6.1.2 Os desafios
6.1.3 A interligação entre as Parcerias e todos os ODS
6.4. O conceito de parcerias inter-setoriais
6.2.1 Tipos de Parcerias
6.2.2 As Parcerias múltiplas
6.2.3 O papel dos diferentes atores-chave na construção de mudanças positivas
Pretende-se que, no final desta microcredencial, o formando tenha adquirido as seguintes competências:
- Desenvolver capacidade reflexiva acerca do conceito de desenvolvimento sustentável e interpretar o seu contexto histórico;
- Reconhecer algumas possibilidades de transformação institucional e individual com vista ao desenvolvimento sustentável;
- Identificar os ODS que constituem o P das Pessoas de refletir sobre a sua importância e cumprimento;
- Compreender os conceitos fundamentais associados aos ODS do Planeta e refletir sobre as ligações sistémicas entre esses conceitos para a concretização do desenvolvimento sustentável;
- Perceber o conceito de Prosperidade, a sua interligação com os ODS e os passos a percorrer para tornar a sociedade mais próspera;
- Identificar o P da Paz no âmbito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e refletir sobre os desafios para o seu cumprimento;
- Perceber a importância das Parcerias e identificar as soluções mais adequadas para fazer face aos desafios globais e saber reconhecer qual o papel do individuo e dos diferentes setores nas parcerias.
A avaliação assume o regime de avaliação contínua obrigatória, desenvolvida ao longo dos tópicos, não havendo avaliação final sobre a forma de exame ou e-fólio global. A avaliação contínua obrigatória será constituída por pequenos trabalhos, designados e-fólios, com igual ponderação para o cálculo da nota final. No total, estão disponíveis 6 e-fólios (correspondendo um e-fólio por tópico), devendo os formandos, a cada 2 tópicos, completar pelo menos um dos e-fólios, tornando-se assim necessário completar no total 3 e-fólios.
A aprovação na formação implica que o formando obtenha um mínimo de 10 valores no conjunto dos 3 e-fólios concluídos. Quem apresentar mais que um e-fólio por cada 2 tópicos será considerada a nota mais alta dos e-fólios entregues e avaliados.
Sandra Caeiro
Gabriel Londe Medeiros
Mahsa Mapar
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