
Navegação estrutural
ATENÇÃO! Devido ao elevado número de candidaturas, as inscrições foram encerradas antecipadamente.
Com esta microcredencial, Primeiros Socorros Psicológicos (PSP), pretende-se dotar os alunos de competências para a utilização de estratégias de apoio emocional e social a pessoas afetadas por situações críticas que possam ocorrer em diversos tipos de contextos, contribuindo para a sua estabilização imediata e prevenção de futuros impactos psicológicos negativos, de forma coordenada e articulada com as entidades locais e outros atores a intervir no terreno.
Profissionais de vários setores de atividade com potencial intervenção em situações de crise e catástrofe e público em geral com interesse na temática.
• Identificar os objetivos e princípios de aplicação dos Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) em diversos tipos de contextos;
• Identificar os tipos de catástrofes, de impactos e de vítimas;
• Analisar comportamentos em emergências;
• Aplicar competências de comunicação adequadas a emergências;
• Aplicar as técnicas de intervenção dos PSP;
• Identificar manifestações de stresse em socorristas e utilizar técnicas de autocuidado e cuidado dos outros.
Módulo 0 - Ambientação ao contexto on-line
Módulo 1 – Fundamentos dos Primeiros Socorros Psicológicos
Módulo 2 – Comportamento e comunicação em emergências
Módulo 3 – Intervenção em emergências
• Ser capaz de identificar e utilizar estratégias de PSP adequadas para estabilizar vítimas de catástrofes, prevenindo o aparecimento futuro de stresse pós-traumático;
• Ser capaz de utilizar técnicas de comunicação adequadas à diversidade de públicos atingidos por catástrofes;
• Ser capaz de identificar reações de stresse e de aplicar técnicas de autocuidado e cuidado das equipas de intervenção psicossocial.
A microcredencial adota o modelo de avaliação contínua, pelo que a classificação final reflete o resultado do trabalho desenvolvido ao longo do curso, nomeadamente, a participação ativa nos fóruns e a realização das atividades de avaliação propostas, com apresentação de um trabalho final individual.
A classificação final é calculada com base nos seguintes elementos e critérios:
Trabalho final – 50%
Consideram-se com aproveitamento os formandos que, no final do curso, obtenham uma classificação de 10 valores, numa escala de 0 a 20.
Participação nas atividades propostas – 50%