Passar para o conteúdo principal
Ansiedade em Contexto Académico

Manter o bem-estar psicológico é essencial para uma vida equilibrada e saudável. Não obstante, segundo dados publicados pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), entre 2004 e 2009, observou-se um aumento de cerca de 25% no consumo de ansiolíticos, hipnóticos, sedativos e antidepressivos, deixando Portugal acima da média dos países do grupo económico europeu.


A ansiedade pode ser definida como uma emoção que se refere ao futuro, caracterizada por perceções de incontrolabilidade e imprevisibilidade sobre situações bastantes aversivas (Barlow, 2002). Não obstante, a ansiedade também pode surgir em situações ditas normais do quotidiano. Assim, tal como defende Seco et al. (2012) a ansiedade nem sempre é uma dificuldade ou um problema, na medida em que permite, por exemplo, que o indivíduo se foque numa tarefa. No entanto, quando os níveis de ansiedade são elevados, poderá conduzir a quadros patológicos e comprometer a qualidade de vida do indivíduo.


Entre os diversos tipos de ansiedade, a ansiedade face às avaliações apresenta uma grande prevalência no Ensino Superior (Borralha, 2012). No entanto, após a pandemia Covid-19, os níveis de ansiedade dos estudantes do Ensino Superior aumentaram (Campos et al., 2021; Chang et al., 2021). Desta forma, numa perspetiva de prevenção, torna-se de extrema importância capacitar todos estudantes da Universidade Aberta (UAb) de modo que consigam implementar estratégias de redução dos níveis de ansiedade na sua vida pessoal, mas também em situações académicas, incluindo os momentos de avaliação.

A quem se destina?

O presente Curso destina-se apenas aos estudantes da Universidade Aberta.

Datas
Iniciar
Fim
Candidaturas
a
Ano Letivo
Objetivos
  • Compreender o conceito de ansiedade e a sua sintomatologia;
  • Elaborar um plano de estratégias que visem a redução da ansiedade.
  • Compreender a ansiedade face às avaliações;
  • Compreender as diferentes estratégias de redução da ansiedade e da ansiedade
    face às avaliações;
Metodologia
  • Semana 1: Módulo 1 | A Ansiedade
  • Semana 2: Módulo 2 | Ansiedade face às avaliações
  • Semana 3: Módulo 3 | Reduzir a ansiedade é possível
  • Semana 4: Módulo 4 | Trabalho final
Competências

No final do presente Curso cada estudante deverá ser capaz de conhecer e compreender o conceito de ansiedade e ansiedade face às avaliações, assim como a sintomatologia associada e as estratégias de redução de ansiedade. É ainda, importante que identifique e desenvolva estratégias individuais de redução dos níveis de ansiedade.

Avaliação

Os módulos do curso adotam o modelo de avaliação contínua, sendo a classificação final dos estudantes o resultado do trabalho desenvolvido ao longo da sua realização. A classificação final de cada estudante será feita tendo em conta as avaliações parcelares.
Participação nas interações propostas;


Terá em conta as seguintes dimensões:

  • E-atividades, que reflitam a aprendizagem adquirida (50%) – 10 valores
    – Nota: E-atividades dos módulos 1, 2 e 3
  • Realização de um trabalho final (e-atividade do módulo 4) traduzido num plano de redução da ansiedade adaptado às necessidades individuais, com reflexão crítica sobre o percurso realizado (50%) – 10 valores.
Coordenador

Maria Goulão

Formador

Andrea Melanie Magalhães Sequeira
Maria Goulão