
Navegação estrutural
- Início/
- Microcredenciais/
- Áreas principais/
- Transição e Transformação Digital/
- Introdução à Inteligência Artificial: perspetivas para o ensino -
Trata-se de uma microcredencial realizada em parceria entre a Universidade Aberta e o Inst. Politécnico de Viseu, entidade promotora do Projeto Impulsiona e Inclui, financiado pelo PRR. A presente microcredencial destina-se a capacitar a noção do que está implícito na Inteligência Artificial (IA), com os conceitos básicos, os tipos de problemas existentes, as diversas técnicas e ferramentas de IA que podem ser utilizadas para os resolver com uma abordagem prática através da utilização de ferramentas específicas. Além disso, pretende-se explorar os princípios básicos da IA, incluindo Machine Learning, Redes Neurais Artificiais e Deep Learning. Aborda-se a forma como a IA é usada em aplicações do nosso dia-a-dia, desde veículos autónomos até diagnósticos de saúde, com ênfase no seu uso na área de Educação. Nesse sentido, apresentam-se os princípios orientadores para implementação em Instituições de Ensino, a integração de habilidades e competências com o uso da IA e os impactos que a utilização dessa tecnologia pode ter na sociedade. São, ainda abordados aspetos sobre ética e responsabilidade inerentes ao uso da IA.
Advertimos que o Formulário de Candidaturas deste curso estará aberto para inscrição exclusiva de candidatos oriundos do programa estabelecido ao abrigo do Projeto “IPV Região Impulsiona e Inclui”, com a Universidade Aberta na qualidade de copromotor. Agradecemos a sua compreensão.
Ao efetuar a sua candidatura, no “Regime de Candidatura desejado”, deverá selecionar, por favor, a opção: “MICROCREDENCIAIS – IPV”.
• Perceber a história da IA de uma perspetiva técnica e social.
• Compreender como computadores e pessoas podem ser combinados para promover a inteligência conectiva.
• Reconhecer as diferentes técnicas de implementação de soluções de IA.
• Reconhecer como a IA é utilizada atualmente nas organizações.
• Identificar se uma aplicação de IA é adequada ou não para uma Instituição de Ensino.
• Perceber como as tecnologias de IA podem ser aplicadas por uma Instituição de Ensino em apoio à sua estratégia.
• Reconhecer como utilizar ferramentas de IA para resolução de problemas em Instituições de Ensino.
• Aplicar as diferentes técnicas IA com ferramentas específicas.
Os formandos são integrados numa turma virtual, beneficiando do trabalho colaborativo e do acompanhamento por parte de formadores.
Os formandos dispõem de flexibilidade espaciotemporal, acesso permanente a textos, atividades/exercícios e troca de experiências com os seus pares, sendo ainda assegurada orientação online por parte dos formadores.
José Henrique Pereira São Mamede
Anderson S. Araújo
Outras formações que poderão ser do seu interesse: