Passar para o conteúdo principal

Evento de Apresentação Pública do Projeto Impulso 2025

A Universidade Aberta apresentou no passado dia 28 de setembro, o IMPULSO 2025 – um projeto de capacitação profissional de adultos, financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR/União Europeia (NextGeneration EU).

A sessão, que decorreu na sede da UAb, no Palácio Ceia, contou com a presença da Coordenadora da Área da Resiliência da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Dra. Conceição Carvalho e em representação da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a professora Maria da Conceição Bento, Diretora-Geral do Ensino Superior.

Para a formalização das parcerias, a reitora da UAb, Carla Padrel de Oliveira, e os representantes das entidades parceiras assinaram os protocolos de colaboração, tendo marcado presença o presidente do Turismo de Portugal, Dr. Luís Araújo e o Diretor Nacional da PSP, o superintendente Manuel Magina da Silva.

Durante a sua intervenção a Coordenadora da Área de Resiliência da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Conceição Carvalho, salientou o papel fundamental dos beneficiários finais na gestão dos seus projetos, não obstante a centralização da gestão efetuada pela Missão Recuperar Portugal e mostrou-se disponível “para ajudar nos constrangimentos que possam surgir”.

Referindo-se às microcredenciais, a reitora da UAb, Carla Padrel de Oliveira, referiu que “estes cursos de formação estão a contribuir para a compreensão e construção de uma sociedade mais aberta, desenvolvida, informada e democrática”.

A encerrar a sessão, a Diretora-Geral do Ensino Superior, professora Maria da Conceição Saraiva da Silva, destacou a importância do projeto “numa altura em que estamos a enfrentar uma das maiores crises globais. A saúde, a educação, a cultura e o conhecimento são mais do que nunca o alicerce da coesão, inclusão e solidariedade (…) para resolver os problemas comuns e construir uma sociedade mais sustentável, digital, inclusiva e resiliente”.

Para responder às necessidades e exigências dos vários setores, as microcredenciais resultam de um esforço partilhado entre a UAb e respetivos Parceiros, as entidades empregadoras. Os conteúdos formativos serão, assim, adaptados às transformações do mercado e aos novos requisitos de empregabilidade.

O Projeto Impulso 2025 visa o aperfeiçoamento e reciclagem profissional de adultos e, tem ainda como público-alvo, os docentes/formadores, que pretendam adquirir novas competências na Educação a Distância e Digital.

Alicerça-se numa aliança tecnológica entre a Universidade Aberta, a Microsoft Portugal, a Porto Editora e o LE@D – Laboratório de Educação a Distância e eLearning.

Até 2025, pretende-se alcançar a meta de 5800 formandos em quatro áreas:

  • Ensino a distância e digital;
  • Transição e transformação digital;
  • Objetivos de desenvolvimento sustentável;
  • Línguas e comunicação.

Veja o vídeo

partilhar: