Passar para o conteúdo principal
Edifício da UAb
Competências Digitais para o Ensino a Distância

Desenhada para desenvolver competências digitais para os estudantes que queiram ingressar na Universidade Aberta ou noutra instituição de ensino superior, com as competências digitais necessárias para ser estudante na modalidade de ensino a distância. Para além de contribuir para o desenvolvimento de competências digitais, o curso pretende também introduzir hábitos de estudo autónomo e práticas de aprendizagem virtuais absolutamente necessárias para estudantes nesta modalidade de ensino e aprendizagem. O estudante terá a oportunidade de desenvolver competências de utilizador em ferramentas de produção, interagir com uma plataforma de Ensino a Distância (Moodle), aprender a gerir o tempo e aprender a autoavaliar-se, entre outras competências.

A quem se destina?

Dirigida aos estudantes da Universidade Aberta e de outras Instituições de Ensino Superior.
Serão priorizados os candidatos provenientes dos parceiros da UAb, no âmbito do Projeto Impulso 2025, designadamente, do Turismo de Portugal e ISCPSI.

Datas
Iniciar
Fim
Candidaturas
a
Ano Letivo
duração
26 horas
Objetivos

• Identificar as diversas funcionalidades da Moodle conseguindo, de forma imediata, classificar cada um dos ícones e a sua representação;
• Explicar, de forma sistemática, as características principais da comunicação online e contrastar com a comunicação presencial;
• Converter vários tipos de documentos em formato PDF e demonstrar competências na submissão dos trabalhos em múltiplas plataformas digitais;
• Delimitar as práticas de estudo que podem recolher a ferramentas de Inteligência Artificial diferenciando os contextos em que não podem ser utilizadas estas ferramentas;
• Demonstrar a resiliência e capacidade de gestão de tempo para ser um estudante em ensino a distância.

Metodologia

Tema 1 - Navegar na Moodle e saber comunicar
Tema 2 | O ensino a distância e o estudante online
Tema 3 | Desenvolvimento de competências digitais no contexto académico
Tema 4 | A ética no ensino online, o plágio e a inteligência artificial

Avaliação

A conclusão das e-atividades com sucesso resultará na creditação de 40% da nota final. Os outros 60% serão avaliados na prova final que decorrerá na plataforma WISEflow. O estudante será avaliado de 0 a 20.

Coordenador

Diogo Gonzalez Casanova

Formador

Rita de Cassia Silva dos Santos


Outras formações que poderão ser do seu interesse:

Ícones em fundo escuro
Ensino a Distância e Digital
Avaliação Digital das Aprendizagens
Edifício da UAb
Ensino a Distância e Digital
Competências Digitais para o Ensino a Distância
teste
Ícones em fundo escuro
Ensino a Distância e Digital
Docência Digital em Rede