Navegação estrutural
No contexto da cultura digital, de transformação e de inovação constante, a curadoria educacional tornou-se uma estratégia necessária para a seleção, a organização e a partilha de conteúdo. Em meio ao excesso de informação, das novas formas de ensinar e de aprender, os docentes tornam-se curadores do conhecimento ao mesmo tempo que orientam práticas ativas e colaborativas de aprendizagem. Neste sentido, esta formação pretende refletir sobre o excesso de informação em tempos de cultura digital e propor estratégias de avaliação e curadoria da informação. Simultaneamente, indicar estratégias para encontrar, agrupar, organizar e compartilhar informação na prática educativa.
Formadores; Educadores; Professores do Ensino Básico, Secundário e no Ensino Superior; e todos os potenciais interessados que pretendam obter conhecimentos e práticas fundamentais na curadoria educacional. Serão priorizados os candidatos provenientes dos parceiros da UAb, no âmbito do Projeto Impulso 2025 (para o efeito, se for o caso, no formulário de candidatura, deverá identificar a respetiva entidade empregadora / parceiro da UAb).
· Avaliar a informação verificando a credibilidade.
· Compreender a origem da curadoria e o papel do curador na cultura digital.
· Reconhecer as etapas da curadoria para propor práticas ativas.
· Elaborar uma proposta de curadoria a ser aplicada em contexto educativo
Este curso faz parte do Plano de Formação em Educação a Distância e Digital.
Programa:
• Ambientação ao contexto online
• Cultura digital e informação
• Curadoria: estratégias para o excesso de informação
• Educação e curadoria
• Projeto educacional de curadoria
Espera-se que durante o curso o formando participe ativamente nos fóruns de discussão que serão disponibilizados e que realize as atividades de aprendizagem propostas (e-atividades). O formando deverá também elaborar um projeto de curadoria com aplicação dos conteúdos do curso.
Fernanda Araújo Coutinho Campos
Sandra Borges Tavares