Passar para o conteúdo principal
Comunicação Atendimento Cidadão
Comunicação e Atendimento ao Cidadão

A Microcredencial “Comunicação e atendimento ao cidadão” destina-se a capacitar os formandos a compreenderem os processos de comunicação em contexto organizacional e melhorar as suas capacidades e competências em contexto de atendimento ao cidadão, bem como facilitar o desenvolvimento de processos colaborativos de comunicação, tanto presenciais como a distância.

A quem se destina?

Adultos maiores de 23 anos, encaminhados por Entidades Parceiras da UAb no âmbito do Projeto Impulso 2025 e público individual, residentes em Portugal, com a escolaridade mínima obrigatória (12º ano). Será dada prioridade aos candidatos provenientes dos Parceiros.

Datas
Iniciar
Fim
Candidaturas
a
Ano Letivo
duração
26 horas
Objetivos

• Compreender o conceito e os processos de comunicação;
• Identificar barreiras à comunicação e definir estratégias para a resolução de conflitos;
• Compreender as dinâmicas existentes entre a comunicação e o envolvimento, a cooperação, a motivação e o desempenho das equipas;
• Identificar a utilização das TIC nos processos de comunicação organizacional;
• Desenvolver competências relacionais e comunicacionais capazes de favorecer um atendimento ao cidadão eficaz e adequado.

Metodologia

Esta Microcredencial tem a duração de 26 horas (1 ECTS da UAb) e está estruturada em 4 módulos com a duração de uma semana cada. Os módulos desenvolvem-se sequencialmente. Estes módulos são precedidos de um módulo de ambientação ao contexto online do curso e de integração dos participantes, designado módulo 0 ou pré-curso.

0. Ambientação ao contexto online
1. O que é a Comunicação?
2. Comunicação com Público Externo e Interno à Organização
3. Processos de Comunicação
4. Atendimento ao Cidadão

Avaliação

A avaliação é formativa. Ponderação de 100% da avaliação relativa à avaliação formativa ao longo dos 4 tópicos: participação nos fóruns, realização das atividades propostas e comentários (5 valores por tópico). Nota final: De 0 a 20 valores. Os formandos que não obtenham 10 valores como nota final terão de realizar um trabalho individual escrito.

Coordenador

Isabelle Duarte Simões Marques

Formador

Mariana Rosa Moita Silva Ninitas
Silvia Pais Barbosa


Outras formações que poderão ser do seu interesse:

Comunicação Relação Equipa
Línguas e Comunicação
Comunicação e Relacionamento em Equipa
Inglês
Línguas e Comunicação
Inglês A1 e A2 (Iniciação)