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E-Atividades no Desenho de Cursos de Formação Profissional

As e-atividades, ou seja, as atividades realizadas por meio de dispositivos eletrónicos, têm um papel importante no desenho das estratégias de aprendizagem. Isso porque essas atividades podem ser utilizadas para diversificar as formas de aprendizagem e envolver os alunos em processos mais dinâmicos e interativos. A e-atividades em ambientes digitais são um dos elementos centrais na organização e orientação das estratégias pedagógicas para o ensino e aprendizagem.

As e-atividades são enquadradas num contexto de ensino a distância digital que proporciona novas formas de equacionar o próprio processo de ensino e aprendizagem. Devem produzir conhecimento e promover o desenvolvimento de competências. As e-atividades poderão ser um elemento dinamizador da inovação em contextos educativos e devem respeitar a aprendizagem do aluno.

Nesta microcredencial desenvolveremos a caracterização dessas e-atividades e suas variantes nos ambientes. Relacionaremos os recursos e serviços dos ambientes digitais com os formatos e propostas para as e-atividades. Procuraremos, ainda, enquadrar a e-atividade como estratégia de aprendizagem e caracterizar e desenvolver as e-atividades tendo em conta essas mesmas estratégias.

A quem se destina?

Exclusivamente para Formadores e outros Profissionais da área da Educação / Formação (p.e. concetores e gestores de formação; coordenadores pedagógicos; consultores de formação).

Datas
Iniciar
Fim
Candidaturas
a
Ano Letivo
duração
26 horas
Vagas
100
Objetivos

• Destacar a importância das e-atividades como concretizadoras das orientações pedagógicas. Os formandos deverão analisar a importância das e-atividades no planeamento da docência online, o seu conceito e os seus fundamentos;
• Planear as e-atividades integrando-as no desenvolvimento de um curso online. Os formandos deverão planificar as e-atividades inseridas nos conteúdos, objetivos e temas a serem desenvolvidos;
• Identificar os elementos que constituem uma e-atividade e a sua integração no desenho das estratégias de aprendizagem. Os formandos deverão caracterizar e desenvolver os elementos que constituem as e-atividades;
• Elaborar uma e-atividade, integrando-a nos temas e conteúdos a serem desenvolvidos em cursos online. Os formandos deverão elaborar e-atividades integrando-as na planificação de um curso.

Condições de Frequência

• Escolaridade mínima: 12º ano
• Idade mínima: 23 anos
• Residência em Portugal, durante a frequência da formação

Critérios de Seleção

1º Ter submetido candidatura completa
2º Estar identificado para a frequência desta ação de formação pelos nossos parceiros INA, IEFP e Turismo de Portugal
3º Ordem cronológica do registo da candidatura e possuir experiência profissional na área da Educação / Formação
4º Trabalhar na área da Formação Profissional.

• Nº DE VAGAS: 100 (caso existam vagas disponíveis, poderão ser incluídos candidatos não pertencentes a entidades parceiras)

Avaliação

A avaliação será sumativa, classificada numa escala de 0 a 20 valores.

Para tal, serão considerados os seguintes elementos:
- Participação nas interações propostas;
- Participação nas e-atividades propostas;
- Realização de trabalhos em equipa e/ou individuais.

Coordenador

Daniela Barros
Maria Goulão

Formador

Raquel Pacheco


Anexos

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