Passar para o conteúdo principal
Educação a Distância e Digital
Educação a Distância e Digital

Esta Microcredencial é composta por três Módulos:

M1– Docência Digital em Rede (1 ECTS), de 17/06/2025 a 18/07/2025

M2– E-Atividades no Desenho dos Cursos (1 ECTS), de 16-09-2025 a 14-10-2025

M3– Projeto de UC em Ambiente Digital (2 ECTS), de 21-10-2025 a 01-12-2025

Coordenação científica dos módulos:

M1– António Moreira

M2– Daniela Barros e Maria de Fátima Goulão 

M3– Susana Henriques

Formadores dos módulos:

M1– Idalina Santos

M2– Raquel Cunha 

M3– Tânia Fonseca e Marta Pinto

NOTA:  NESTA EDIÇÃO, PARA A OBTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO, SERÁ OBRIGATÓRIA A FREQUÊNCIA NAS 3 MICROCREDENCIAIS QUE INTEGRAM O PERCURSO EM EaDD.

 

Guia do Curso

A quem se destina?

Docentes e Formadores de Adultos. Serão priorizados os candidatos provenientes dos parceiros da UAb, no âmbito do Projeto Impulso 2025

Datas
Iniciar
Fim
Candidaturas
a
Ano Letivo
Créditos
4.00
duração
104 horas
Objetivos

No contexto desta formação, considera-se muito importante que os formandos adquiram conhecimentos que lhes permitam encontrar respostas fundamentadas para os problemas que encontram na sua prática e que lhes confiram a possibilidade de avaliarem a eficácia de inovações, de forma a contribuírem para um ensino digital de sucesso. 
 

Assim, no final do curso o formando deverá ser capaz de:


 - Perspetivar e refletir sobre a prática pedagógica em contextos de EaDD; 

- Analisar processos de comunicação e interação em contextos educativos digitais; 

- Mobilizar estratégias pedagógicas relevantes, nomeadamente ao nível do desenho de atividades para os contextos educativos digitais; 

- Conceber, desenhar e desenvolver um projeto de curso/módulo/unidade curricular para a EaDD; 

- Desenhar e desenvolver e-atividades para ambientes de EaDD; 

- Selecionar recursos educativos adequados em função do contexto e da população alvo; 

- Selecionar instrumentos de avaliação digital em função da natureza e dos contextos pedagógicos.

Metodologia

M0 - Apresentação do curso e dos participantes; Ambientação ao trabalho na plataformAberta. 

M1 – Docência Digital em Rede: este tema tem como objetivo refletir sobre as diferenças e semelhanças entre as dinâmicas comunicativas e interativas dos contextos educativos presenciais e de EaDD, bem como contactar com ferramentas tecnológicas que permitem diferentes tipos de comunicação e interação. Pretende--se, ainda, analisar diversas formas de apoio ao estudante online. 

M2 - E-atividades no desenho de cursos: este tema tem como objetivo analisar as diferentes dimensões a considerar para o desenho de e-atividades, bem como concretizar uma proposta de e-atividade incluindo as formas de avaliação digital. 

M3 – Projeto de UC em Ambiente Digital: este tema tem como objetivo principal refletir e debater sobre os requisitos a que um curso em EaDD deve obedecer e apresentar um projeto de um curso/módulo/unidade curricular.

Avaliação

A avaliação adotada é maioritariamente contínua, o que pressupõe o acompanhamento regular de cada um dos módulos de formação. Assim, a avaliação realiza-se com base na participação nos fóruns temáticos, na realização das atividades propostas e nos trabalhos produzidos ao longo da formação. A avaliação pode ser realizada exclusivamente online, considerando o percurso do aluno, o seu desempenho e o seu empenhamento ao longo do curso.

Coordenador

José António Moreira


Outras formações que poderão ser do seu interesse:

Ícones em fundo escuro
Ensino a Distância e Digital
Avaliação Digital das Aprendizagens
Edifício da UAb
Ensino a Distância e Digital
Competências Digitais para o Ensino a Distância
Edifício da UAb
Ensino a Distância e Digital
Competências Digitais para o Ensino a Distância
teste