
Navegação estrutural
- Início/
- Microcredenciais/
- Áreas principais/
- Educação a Distância e Digital/
- Educação a Distância e Digital - 2024/25
Esta Microcredencial é composta por três Módulos:
M1– Docência Digital em Rede (1 ECTS), de 17/06/2025 a 18/07/2025
M2– E-Atividades no Desenho dos Cursos (1 ECTS), de 16-09-2025 a 14-10-2025
M3– Projeto de UC em Ambiente Digital (2 ECTS), de 21-10-2025 a 01-12-2025
Coordenação científica dos módulos:
M1– António Moreira
M2– Daniela Barros e Maria de Fátima Goulão
M3– Susana Henriques
Formadores dos módulos:
M1– Idalina Santos
M2– Raquel Cunha
M3– Tânia Fonseca e Marta Pinto
NOTA: NESTA EDIÇÃO, PARA A OBTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO, SERÁ OBRIGATÓRIA A FREQUÊNCIA NAS 3 MICROCREDENCIAIS QUE INTEGRAM O PERCURSO EM EaDD.
Docentes e Formadores de Adultos. Serão priorizados os candidatos provenientes dos parceiros da UAb, no âmbito do Projeto Impulso 2025
No contexto desta formação, considera-se muito importante que os formandos adquiram conhecimentos que lhes permitam encontrar respostas fundamentadas para os problemas que encontram na sua prática e que lhes confiram a possibilidade de avaliarem a eficácia de inovações, de forma a contribuírem para um ensino digital de sucesso.
Assim, no final do curso o formando deverá ser capaz de:
- Perspetivar e refletir sobre a prática pedagógica em contextos de EaDD;
- Analisar processos de comunicação e interação em contextos educativos digitais;
- Mobilizar estratégias pedagógicas relevantes, nomeadamente ao nível do desenho de atividades para os contextos educativos digitais;
- Conceber, desenhar e desenvolver um projeto de curso/módulo/unidade curricular para a EaDD;
- Desenhar e desenvolver e-atividades para ambientes de EaDD;
- Selecionar recursos educativos adequados em função do contexto e da população alvo;
- Selecionar instrumentos de avaliação digital em função da natureza e dos contextos pedagógicos.
M0 - Apresentação do curso e dos participantes; Ambientação ao trabalho na plataformAberta.
M1 – Docência Digital em Rede: este tema tem como objetivo refletir sobre as diferenças e semelhanças entre as dinâmicas comunicativas e interativas dos contextos educativos presenciais e de EaDD, bem como contactar com ferramentas tecnológicas que permitem diferentes tipos de comunicação e interação. Pretende--se, ainda, analisar diversas formas de apoio ao estudante online.
M2 - E-atividades no desenho de cursos: este tema tem como objetivo analisar as diferentes dimensões a considerar para o desenho de e-atividades, bem como concretizar uma proposta de e-atividade incluindo as formas de avaliação digital.
M3 – Projeto de UC em Ambiente Digital: este tema tem como objetivo principal refletir e debater sobre os requisitos a que um curso em EaDD deve obedecer e apresentar um projeto de um curso/módulo/unidade curricular.
A avaliação adotada é maioritariamente contínua, o que pressupõe o acompanhamento regular de cada um dos módulos de formação. Assim, a avaliação realiza-se com base na participação nos fóruns temáticos, na realização das atividades propostas e nos trabalhos produzidos ao longo da formação. A avaliação pode ser realizada exclusivamente online, considerando o percurso do aluno, o seu desempenho e o seu empenhamento ao longo do curso.
José António Moreira
Outras formações que poderão ser do seu interesse: