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- Formação Digital em Rede - 2024/25
A mudança de paradigma educativo e formativo implica uma política ativa de formação, de apropriação digital, para propiciar metodologias e práticas pedagógicas de qualidade, por meio de programas de formação com Tecnologias Digitais conectivas.
Com esta microcredencial de iniciação à Formação Digital em Rede pretende-se que os formandos conheçam os novos desafios da Formação Digital (em Rede), relacionados com os diferentes espaços virtuais e ambientes personalizados de aprendizagem; desenvolvam competências básicas para a conceção e organização de ambientes digitais em rede; analisem atividades de aprendizagem em ambientes digitais em rede; e incorporem o digital, enquadrado em modelos e práticas educativas próprias.
Formadores e outros Profissionais da área da Educação / Formação (p.e. concetores e gestores de formação; coordenadores pedagógicos; consultores de formação; ...) que pretendam desenvolver competências básicas para a conceção e organização de cenários de aprendizagem enriquecidos com o digital.
• Compreender processos de comunicação e interação em contextos formativos em rede;
• Conhecer diferentes modelos pedagógicos para contextos de formação digital online;
• Conhecer plataformas e tecnologias digitais, numa ótica comunicativa e formativa;
• Conhecer os elementos fundamentais para a criação de e-atividades em ambientes digitais;
• Analisar contextos e práticas de avaliação com o apoio de tecnologias digitais.
- TEMA 1- Educação, Comunicação e Colaboração Digital
- TEMA 2- Ambientes, Plataformas e Tecnologias Digitais
- TEMA 3- Atividades de Aprendizagem Digital
- TEMA 4- Práticas de Avaliação Digital
Espera-se que durante a duração da microcredencial o formando participe ativamente nas salas de aula virtuais que serão disponibilizadas e que desenvolva um trabalho final que reflita os conhecimentos adquiridos durante o período em que decorreu a formação.
A classificação final resultará da avaliação que for obtida no conjunto das tarefas. No início da microcredencial serão fornecidos aos formandos os critérios e parâmetros de avaliação.
José Moreira
Idalina Santos
Ana Machado
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