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- Supervisão da Investigação Pós-graduada - 2024/25
A presente Microcredencial, Supervisão da Investigação Pós-graduada, dirigida a docentes da Universidade Aberta, destina-se a desenvolver a competência pedagógica dos docentes numa das dimensões da sua atuação profissional – supervisão da investigação, e proporcionar um espaço de reflexão para a melhoria das práticas de supervisão, focando na aprendizagem instrumental, dialógica e autorreflexiva.
Os tópicos abordados, assim com as atividades propostas, pretendem desenvolver o conhecimento e a capacidade dos supervisores para a pedagogia do doutoramento. O curso funcionará também como um espaço de autorreflexão e partilha de experiências, potenciando a análise e discussão sobre a qualidade, práticas e abordagens de supervisão, feedback dos trabalhos escritos e monitorização de desenvolvimento do jovem investigador. Espera-se que no final do módulo os docentes estejam mais sensibilizados e aptos a facilitar o processo de construção do conhecimento dos estudantes durante o seu percurso de formação.
É exclusivo para o público interno da UAb.
• Promover o conhecimento pedagógico relacionado com a supervisão da investigação nos mestrados e doutoramentos;
• Debater os conceitos de um supervisor de qualidade, os desafios da supervisão a distância e as várias abordagens de supervisão;
• Refletir sobre os processos de monitorização e feedback do trabalho dos estudantes e o seu desenvolvimento enquanto jovens investigadores.
TEMA 1: Qualidade da supervisão (semana 24-28 abril)
TEMA 2: Práticas e abordagens de supervisão (1-12 maio)
TEMA 3: Monitorização e feedback das aprendizagens (15-26 maio)
TEMA 4: Plano de desenvolvimento do estudante (29 maio-9 junho)
• Identificar e justificar um processo supervisivo de qualidade;
• Refletir sobre as abordagens e práticas de supervisão;
• Utilizar uma diversidade de estratégias pedagógicas para monitorizar e dar feedback ao trabalho dos estudantes;
• Gerir e promover o desenvolvimento dos jovens investigadores.
O curso está desenhado com cinco atividades. Cada uma das atividades será avaliada de 0-4 valores e terá uma ponderação de 20% na avaliação final (total de 20 valores).
Isabel Maria Catarino Huet e Silva
Paulo Alexandre Ferreira Chaló
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