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Comunicação de crise
Comunicação de Crise

A microcredencial Comunicação de Crise, destina-se a capacitar profissionais que sejam, ou possam vir a ser, porta-voz institucionais em situações de crise. Nesta formação ambicionamos criar novas formas de pensar e ver a emoção na comunicação. Avaliar ameaças, identificar oportunidades e escolher as mensagens-chave. Não omitir informações nem atrasar a resposta. O objetivo é comunicar de forma rápida, clara e objetiva.

Neste contexto, vão ser simuladas diferentes situações de comunicação de crise (internas e externas). Os formandos vão fazer role-playing, assumindo o papel de porta-voz da instituição em cenário de crise com vista ao desenvolvimento de habilidades de comunicação.

A quem se destina?

Profissionais das Forças de Segurança e Proteção Civil, dos Serviços de Saúde e Organismos do Governo Local e outros profissionais com interesse em adquirir competências em técnicas de comunicação em situações de crise.

Datas
Iniciar
Fim
Candidaturas
a
Ano Letivo
duração
26h
Objetivos
  • Desenvolver estratégias de gestão das emoções, calma e objetividade face a uma situação de crise.
  • Dotar os formandos de capacidade de resposta, gerindo os tempos de comunicação e os tempos de silêncio.
  • Distinguir a melhor utilização de técnicas de comunicação oral e escrita por forma a conseguirem uma maior eficácia na mensagem.
  • Aprender a usar metodologias de escrita, em formatos adequados à comunicação de crise: press release, comunicados, entrevistas e redes sociais.
  • Aprender a usar metodologias de comunicação oral, em formatos adequados à comunicação de crise: entrevistas e conferências de imprensa.
  • Compreender e dominar as técnicas de televisão, nomeadamente, em momentos de crise.
  • Desenvolver estratégias eficientes para que se torne num entrevistado credível.
Metodologia
  • Semana 0: Ambientação e Apresentação do Módulo
  • Semana 1: Objetivos e criação de plano de crise
  • Semana 2 e 3: Crise, comunicação e emoção 
  • Semana 4: Exercício prático – trabalho individual

 

Competências
  • Aprender a gerir a comunicação e o tempo
  • Desenvolver a capacidade de ser empático, responsável, disponível e coerente com os valores da instituição
  • Criar estratégias para transmitir informações credíveis, não abrindo espaço para falsas noticias
  • Saber comunicar promovendo a tranquilidade e evitar o pânico.
Avaliação

Avaliação contínua ao longo do módulo: participação no fórum de discussão abertos no espaço do curso, trabalhos individuais e realização de uma e-atividade em grupo a submeter na plataforma.

A média final da avaliação dos módulos traduz a classificação final, numa escala de 0 a 20 valores.

Coordenador

Isabelle Duarte Simões MarquesTeresa Botelheiro

Formador

Teresa Botelheiro