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comunicação saude
Comunicação em Saúde

A microcredencial Comunicação em Saúde pretende definir estratégias que aproximem instituições na área da saúde dos seus utentes, familiares, parceiros sociais e institucionais e dos media. O objetivo final é facilitar o diálogo em circunstâncias que geralmente são de maior tensão e fragilidade, promovendo a confiança na informação prestada, adequada às circunstâncias, e em momentos distintos.


Esta formação é particularmente importante dada a valorização que é dada à Saúde pela população, enquanto existem reconhecidas falhas na literacia sobre esta matéria, e por outro lado, a diversidade de interlocutores com que as instituições têm de se relacionar. Ainda a ter em conta, a quantidade de informação atualmente disponível, através das mais diversas fontes, sem que exista capacidade de distinguir a sua qualidade ou veracidade.


Uma informação clara e credível, permite ao cidadão tomar decisões informadas, que promovem não só o seu bem-estar, mas também o capacitam como agente de informação na comunidade e traz mais tranquilidade às instituições.

Os profissionais da linha da frente são, muitas vezes, os primeiros responsáveis pela comunicação mais decisiva, em contextos críticos, como assistimos por exemplo, durante a pandemia.

A quem se destina?

Gestores e administradores hospitalares, médicos, enfermeiros e outros técnicos de saúde, responsáveis pelo atendimento ao público e pela comunicação institucional, farmácias comunitárias, centros de saúde, clínicas e consultórios médicos, entidades públicas e privadas.

Datas
Iniciar
Fim
Candidaturas
a
Ano Letivo
duração
52 horas
Objetivos
  • Tornar a comunicação assertiva e orientada para os objetivos institucionais
  • Definir orientações prioritárias na comunicação com diferentes interlocutores: o tempo e a forma.
  • Identificar conceitos e mensagens e encontrar soluções para os transmitir de forma rigorosa, mas percetível para o público-alvo.
  • Transformar linguagem técnica e científica em termos acessíveis a uma audiência com baixa literacia
  • Definir momentos críticos ou de crise, na gestão da informação institucional.
  • Distinguir as melhores estratégias: comunicação oral, escrita, redes sociais, media e outros.
  • Compreender a comunicação como estratégia de prevenção e de reação, em diferentes contextos.
  • Distinguir causas e consequências de uma informação fidedigna vs desinformação.
Metodologia

Semana 1
Apresentação e Introdução ao tema

Semana 2
Como tornar a minha comunicação assertiva?

Semana 3
Comunicação oral e escrita

Semana 4
Planear a comunicação

Semana 5
Gerir a comunicação: da prevenção à reação.

Semana 6
O processo de comunicação assertiva em saúde

Competências
  • Saber identificar obstáculos a uma comunicação eficaz
  • Implementar e desenvolver confiança na interação com o público
  • Saber gerir a comunicação adequada a cada momento e a cada interlocutor
  • Aplicar estratégias que garantem uma informação objetiva, rigorosa e geradora de confiança
  • Aplicar técnicas de comunicação adequadas para as funções a desempenhar: linguagem verbal e não verbal, da comunicação escrita à oralidade.
Avaliação

Avaliação contínua ao longo do módulo: participação nos fóruns de discussão abertos no espaço do curso, trabalhos individuais e realização de uma e-atividade em grupo a submeter na plataforma.

Coordenador

Filipa Penha Gonçalves Burnay
Isabelle Duarte Simões Marques

Vice-coordenação

Dália Maria Barata Antunes

Formador

Filipa Penha Gonçalves Burnay


Outras formações que poderão ser do seu interesse:

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Línguas e Comunicação
Comunicação Assertiva e Gestão de Conflitos na Relação com os Cidadãos
Comunicação Atendimento Cidadão
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Comunicação Relação Equipa
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Comunicação e Relacionamento em Equipa