
Navegação estrutural
- Início/
- Microcredenciais/
- Áreas principais/
- Línguas e Comunicação/
- Francês para Utilizadores Independentes - 2025/26
A presente Microcredencial destina-se a desenvolver aspetos da competência comunicativa em língua francesa e da consciência cultural a esta associada, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL), promovendo a cooperação e a compreensão numa sociedade multicultural e globalizada. Pretende-se capacitar os formandos para estabelecer interações sociais eficientes, utilizando estruturas e tempos verbais simples, através de enunciados acerca de assuntos do quotidiano. Pretende-se, igualmente, desenvolver estratégias de autoavaliação e de autoaperfeiçoamento, visando o envolvimento, a motivação e a autoconfiança nas situações comunicacionais propostas.
Este curso inicia-se situações de comunicação simples e centradas no locutor, estabelecendo um ponto de partida para outras tarefas envolvendo interações orais e escritas de mediação, cada vez mais complexas, sempre situadas no âmbito profissional dos formandos. Assim, serão abordados tópicos como a comunicação com o público, a redação de testemunhos ou a elaboração de relatórios breves. A partir dos tópicos em apreço, desenvolver-se-ão atividades de receção e produção/interação oral e escrita, nas diversas componentes de morfossintaxe, léxico e fonética, assegurando a aquisição das competências comunicativas de base do nível A1-A2.
Microcredencial destinada exclusivamente a formandos provenientes do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna/PSP. Futuramente, poderão ser oferecidas novas edições a um público mais alargado.
✅Compreender os pontos essenciais de uma sequência falada curta que incida sobre assuntos correntes do quotidiano no trabalho;
✅Compreender os pontos principais de documentos audiovisuais simples, de interesse pessoal ou profissional, quando o débito da fala é claro;
✅Compreender textos em que predomine uma linguagem simples do dia a dia ou relacionada com o trabalho;
✅Compreender descrições de acontecimentos simples, em textos curtos documentos profissionais;
✅Escrever mensagens e relatos para descrever experiências simples e rotineiras;
✅Entrar, com preparação prévia, numa conversa sobre assuntos conhecidos, de interesse pessoal ou pertinentes para o quotidiano profissional;
✅Repetir uma parte do que alguém disse para confirmar uma compreensão mútua;
✅Relatar um acontecimento e de descrever ações e reações;
✅Desenvolver estratégias e competências de autoavaliação e autoaperfeiçoamento.
A metodologia seguida nesta Microcredencial é a estabelecida no Modelo Pedagógico Virtual da UAb (2007; 2018) para ações de aprendizagem ao longo da vida a desenvolver em regime de e-learning. Nesta ação de formação, os formandos terão acesso aos conteúdos dos diversos módulos de forma sequencial, a fim de desenvolverem o seu estudo e realizarem as atividades solicitadas. O acesso offline possibilita a leitura/estudo dos conteúdos dos módulos por parte dos formandos sem necessidade de ligação à Internet. A tutoria a prestar pelas formadoras será ativa e permanente e far-se-á preferencialmente através dos fora de discussão abertos nos diversos tópicos (correspondentes aos módulos da estrutura do curso) na plataforma Moodle.
CRITÉRIOS DE PRIORIDADE PARA ADMISSÃO:
1º Ter realizado a candidatura completa;
2º Pertencer ao Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna/PSP, entidade parceira da UAb no âmbito do Projeto Impulso 2025.
3º Ordem cronológica do registo da candidatura.
A avaliação tem caráter formativo e sumativo. Na avaliação sumativa, destacam-se a avaliação contínua e a avaliação final. A avaliação contínua refere-se à avaliação ao longo das semanas e tópicos de estudo: realização de 11 atividades propostas ao longo do percurso de aprendizagem. Esta modalidade de avaliação tem uma ponderação de 100% da nota final correspondendo a um total de 11 tarefas (1,5 valores por tópico + 1 tarefa final, na última semana da Microcredencial, 3,5 valores).
Nota final: de 0 a 20 valores. Os formandos que não obtenham 10 valores como nota final terão de realizar um trabalho individual escrito.
Isabelle Simões Marques, Maria Manuela Costa da Silva
Isabelle Simões Marques, Maria Manuela Costa da Silva
Outras formações que poderão ser do seu interesse: